Pro-MIX Sunset The best things in life are free.

Home » Japonês » Japonês: Adjetivos “na”

Japonês: Adjetivos “na”

Olá Pro-Mixers!

No vídeo passado eu falei sobre Adjetivos, aquelas palavras que indicam uma qualidade ou característica de um substantivo.

Como eu disse, há 2 tipos de adjetivos no japonês: adjetivos “i” e adjetivos “na”. Aqui eu vou explicar o que são esses adjetivos “na”.

Para ver sobre os adjetivos “i”: http://promixoficial.com/japones/japones-adjetivos-i

Os adjetivos “i” terminam com a letra “i”, mas o adjetivos “na” não possuem uma letra padrão em seu fim. Outra diferença é que eles também podem agir como substantivos. Vamos ver alguns adjetivos primeiro e depois eu te explico melhor:

  • しずか (shizuka) – silêncioso, quieto
  • たいせつ (taisetsu) – importante
  • かんたん (kantan) – fácil
  • まじめ (majime) – sério

Note que, diferente dos adjetivos “i”, que sempre terminavam em “i”, os adjetivos “na” não possuem um padrão no seu final.

Podemos usá-los nessa forma, e terão comportamento de substantivo. Para terem comportamento de adjetivo, ou seja, dar qualidade a um substantivo, basta acrescentarmos um “na” entre eles. Por isso que se chamam Adjetivos “na”:

 

  • しずかな人 (shizukana hito) – Pessoa quieta

 

Diferente dos adjetivos “i” que a gente conjuga, os adjetivos “na” não são alterados para serem conjugados. Ao invés disso, nós anexamos “da” ou “desu” para fazer as conjugações.

Eu já mostrei como conjugar o “da” e “desu” no vídeo sobre como expressar o estado de “ser” em japonês. Vou deixar o link na descrição, e você também pode clicar aqui em cima no card.

 

 

Então, se queremos afirmar que aquela pessoa é quieta (ou não):

  • しずかな人だ (shizukana hito da) – É uma pessoa quieta
  • あの人はしずかです (ano hito wa shizuka desu) – Aquela pessoa é quieta

 

Então veja que no primeiro exemplo, como estou usando a palavra como adjetivo para modificar o substantivo, acrescento o “na“.

No segundo exemplo, como não estou modificando o substantivo diretamente, não acrescentei o “na”.

Nos dois exemplos eu usei o “da” e o “desu”. Para mudar para negativo ou passado, basta conjugá-los, como eu mostrei no vídeo de “da” e “desu”.

 

Você também vai ouvir muito “shizukani”.

“Shizuka ni suru” é fazer silêncio, ou ficar quieto. O verbo “suru” significa “fazer”. Para encurtar, é muito comum ouvir apenas “shizuka ni”, indicando que é para ficar quieto.

 

Então, qualquer coisa, deixe sua dúvida ou sugestão aí nos comentários do vídeo no YouTube